![](https://static.wixstatic.com/media/17f9f4_6bf2fca252244e05be17e91fbeffbb9c~mv2.png/v1/fill/w_640,h_427,al_c,q_85,enc_avif,quality_auto/17f9f4_6bf2fca252244e05be17e91fbeffbb9c~mv2.png)
Você já teve um pet que ficou com diarréia e/ou vomitando ou até se recuperando de uma cirurgia, já é um senhorzinho ou um filhote mais fraquinho ou até mesmo com dor e por isso não queria se alimentar?
Se você já teve ou tem um pet que esta passando por uma situação assim, saiba que o caldo de ossos é uma excelente opção para esses pets, esse caldo é tão nutritivo que muitas pessoas usam como petisco para cães e gatos saudáveis, como atrativo sobre as refeições de animais seletivos, ou até mesmo para aqueles animais que são adeptos ao jejum semanal, utilizam como única refeição do dia (o jejum é uma prática feita para fortalecer e desintoxicar o organismo de cães adultos, mas lembre-se não faça nada orientação do profissional que acompanha seu pet)
Mas agora vamos falar um pouco mais sobre esse caldinho poderoso!
Quais os benefícios?
1-Promove um intestino saudável, nutre e repara a mucosa gastrointestinal (excelente para animais com problemas digestivos, como vômitos, diarréia, perda do apetite, etc), pois o revestimento do intestino contém milhões de pequenos orifícios que permitem a passagem dos nutrientes digeridos para o corpo. Estresse, má alimentação e crescimento bacteriano podem fazer com que mais ''buracos'' se abram ou se tornem maiores, isso é chamado de intestino permeável.
O problema com esses grandes orifícios é que podem passar coisas que não são destinadas a isso, incluindo alimentos não digeridos, toxinas e leveduras. O corpo notará essas partículas de alimentos não digeridas como invasores estrangeiros e começará a atacá-las, assim que as alergias e sensibilidades alimentares se desenvolvem.
O caldo de ossos é carregado de gelatina, que por sua textura tem a capacidade de tapar esses buracos, otimizando o aproveitamento dos nutrientes.
2-Melhora o sistema imunológico, pois é uma excelente fonte de minerais importantes, e também porque já sabemos hoje em dia que um intestino saudável ajuda e muito na imunidade.
3-Ajuda a proteger as articulações pois é rico em glicosaminoglicanos como a glucosamina, além de outros componentes que protegem as articulações como a condroitina, ácido hialurônico, cálcio, fósforo e magnésio.
Além disso, os glicosaminoglicanos do caldo ossos são resistentes à digestão e absorvidos em sua forma intacta, agindo como hormônios, células estimulantes chamadas fibroblastos, que depositam colágeno nas articulações, tendões, ligamentos e até nas artérias.
4-Efeito anti-inflamatório comprovado, auxiliando na redução de dores e desconfortos, pois é rico em aminoacidos como a glicina, prolina e arginina.
5-Ajuda na destoxificação do fígado. Infelizmente o fígado do cão está sendo atacado diariamente, ao se deitar em tapetes e pisos tratados com produtos químicos, andar sobre a grama tratada e pulverizada com venenos, consumindo alimentos com ingredientes tóxicos e sintéticos e sofrendo com vermífugos tóxicos, preventivos de pulgas e carrapatos, medicamentos, antibióticos, vacinas e muito mais. O fígado nunca foi destinado a sofrer esse ataque, sendo que sua capacidade de desintoxicar é limitada pela disponibilidade do aminoácido glicina. Aqui entra o caldo de ossos, que extremamente rico em glicina uma molécula que ajuda na síntese de sais biliares e secreção de acido gástrico, alem de beneficiar articulações , ossos e pele e unhas.
Como preparar?
Ingredientes:
1 Frango inteiro, completo (se vier com vísceras e pés, pode colocar junto), podemos usar também cabeças de peixe, rã, peru, joelho de porco ou pés. Se for utilizar outros ossos se baseie no peso médio de 1.2kg a 2kg
2 colheres de sopa de vinagre de maçã(Isso ajuda a extrair os minerais dos ossos mais completamente, o suco de limão também pode ser usado).
Água
Opcionais:
Temperinhos como a salsa fresca, alecrim, tomilho, manjeiricão, oregano, etc.
Cenoura picadinha
Curcuma e pimenta do reino
*SEMPRE dê preferência para usar produtos orgânicos.
Modo de preparo:
Coloque o frango inteiro em uma panela e adicione o vinagre de maçã e a água.
Deixe cozinhar em fogo médio pelos primeiros 30 minutos, depois abaixe o fogo e aguarde.
Deixe cozinhando por no mínimo 12 horas, ideal que consiga deixar 24 horas, quanto mais tempo ficar em fogo baixo mais nutrientes vão ser liberados no caldo.
Note que assim que começar a ferver irá formar uma camada de espuma por cima do caldo, podemos aproveitar e remove-la com uma escumadeira, segundo que para alguns autores essa espuma pode conter eventuais toxinas e comprometer o sabor e odor do caldo.
Fique acompanhando e sempre que necessário acrescente mais água.
Após as 24 horas, peneire todo o caldo e conserve em geladeira por 3 dias ou congele por até 3 meses
Separe os ossos e o frango, o frango podemos utilizar para consumo humano ou se o seu pet come alimentação natural na porção de carnes da dieta.
Os ossos? LIXO! Não podemos oferecer ossos cozidos aos nossos pets.
IMPORTANTE: NÃO utilize a panela de pressão, sim eu sei que com ela tudo isso seria bem mais fácil e rápido, mas o objetivo é exatamente o contrario, queremos que o cozimento seja lento para que os nutrientes tenham tempo suficiente para se depositarem na agua e formarem o caldo. Além do que, o cozimento rápido como na panela de pressão acarreta a perda de nutrientes.
Com 6 horas de cozimento o caldo já pode ser servido, caso seu pet esteja debilitado, ofereça uma porção (espere esfriar um pouco, ofereça o caldo morno), mas deixe o restante cozinhando por mais tempo para que mais nutrientes sejam liberados na água. Por mais que o seu animal esteja sem comer e parecendo estar morrendo de fome diante do caldo, não exagere, a quantidade sugerida é suficiente para nutri-lo intensamente. A ingestão de qualquer coisa em excesso pode causar vômitos, então siga a recomendação.
Lembre-se, por mais nutritivo que o caldo seja, ele não substitui uma alimentação balanceada, portanto devemos oferecer por no máximo 3 dias como alimento único, após isso é necessário que seja reintroduzida a dieta habitual do pet.
Quanto oferecer?
-50ml para cães miniatura e gatos
-100ml para cães de pequeno porte
-150ml para cães de médio porte
-250ml para cães de grande porte
-300ml para cães gigantes
Essas quantidades podemos oferecer até 4x ao dia para o animal. Porém a porção recomendada acima é a máxima que você pode oferecer por vez.
Para animais que vamos oferecer como petisco, apenas a dose recomendada, uma vez ao dia.
Como armazenar?
Para facilitar você pode congelar em forminhas de gelo ou em forminhas de silicone, facilitará o armanezanamento. As propriedades do caldo não são afetadas pelo congelamento, sendo uma ótima idéia ter sempre estocado um pouquinho do caldo para quando seu pet não estiver bem.
Como oferecer?
Para pets debilitados descongele, e ofereça o caldo morninho e em pequenas porções de uma a quatro vezes ao dia.
Costuma ser irresistível!
IMPORTANTE: Se o seu animal esta doente ou apresentando algum sintoma, procure um veterinário.
Comments